O Projeto 15 Casas Brasileiras

As casas expostas são parte do resultado obtido pela pesquisa Casas Brasileiras do século XX: Documentos da memória da arquitetura através de modelos reduzidos (PROARQ-FAU-UFRJ) no seu esforço por produzir uma documentação consistente sobre casas notáveis da arquitetura brasileira. Este trabalho mostra, entre exemplares preservados, demolidos ou em distintos graus de descaracterização, algumas das casas que fazem parte de nossa importante e reconhecida produção e deixa ver o modo como se organizou fisicamente o espaço privado de um determinado segmento social da vida moderna.

Como pesquisadores afetos ao tema da habitação unifamiliar brasileira produzida por arquitetos, interessou-nos seguir a recomendação de Francis Ponge (1899-1988) por tomar o “partido das coisas”, ou seja, então, o partido das “casas”, e dar-lhes voz. O método que empregamos para fazê-lo obedeceu aos procedimentos comuns a tantas outras pesquisas – a revisão bibliográfica e averiguação do material disponível em acervos públicos e pessoais, entrevistas e demais levantamentos – mas se valeu, sobretudo, da indagação da obra por meio de sua reconstrução em desenho e modelo.

Aqui os modelos são empregados como ferramenta de investigação projetual uma vez que os procedimentos necessários à sua edificação exigem um conhecimento do projeto que acaba por obrigar a verificação de seus pontos cegos ou obscuros sob pena de não se conseguir executá-los. No caso daquelas já demolidas, tal processo de elaboração dos desenhos e estudo para a montagem e definição dos parâmetros construtivos da maquete, permitiu deduzir logicamente a composição e organização espacial das residências tal como certamente foram edificadas.

Ao fim e ao cabo, submetendo ao escrutínio mútuo os dois processos de projeto envolvidos na operação investigativa – o do modelo e o do arquiteto – a pesquisa acaba por descobrir as obras em sua originalidade e realidade fática e pode reapresentá-las dando-as a conhecer. Com esta garantia, os trabalhos teórico-críticos sobre elas e seus autores poderão se desenvolver sobre bases mais seguras, tendo a apoiar seus constructos não uma obra imaginada, mas uma que se aproxima mais fielmente das exigências e contingências do projeto, do arquiteto e de seu tempo

Apesar da confiança no trabalho empreendido é preciso alertar que entendemos este processo de reconstrução e seu resultado como o de uma tradução que, como todas, comporta interpretações que são ainda mais problemáticas no caso dos exemplares que não mais existem. Entretanto, e a seu favor, acreditamos que é preciso compreender que tal operação investigativa procede a uma rearquitetura no sentido que faz refulgir obras que escondiam-se em informações truncadas e mal estruturadas recuperando-as. Requalifica-as, portanto, esgrimindo contra a amnésia, preservando sua memória para as gerações futuras e permitindo um seu uso consistente e adequado nos variados lócus disciplinares


Profa. Dra. Beatriz Santos de Oliveira
Coordenação Geral do Projeto de Pesquisa Casas Brasileiras do Século XX