O Projeto 15 Casas Brasileiras

As casas expostas são parte do resultado obtido pela pesquisa Casas Brasileiras do século XX: Documentos da memória da arquitetura através de modelos reduzidos (PROARQ-FAU-UFRJ) no seu esforço por produzir uma documentação consistente sobre casas notáveis da arquitetura brasileira. Este trabalho mostra, entre exemplares preservados, demolidos ou em distintos graus de descaracterização, algumas das casas que fazem parte de nossa importante e reconhecida produção e deixa ver o modo como se organizou fisicamente o espaço privado  de um determinado segmento social da vida moderna.

Como pesquisadores afetos ao tema da habitação unifamiliar brasileira produzida por arquitetos, interessou-nos seguir a recomendação de Francis Ponge (1899-1988) por tomar o “partido das coisas”, ou seja, então, o partido das “casas”, e dar-lhes voz. O método que empregamos para fazê-lo obedeceu aos procedimentos comuns a tantas outras pesquisas – a revisão bibliográfica e averiguação do material disponível em acervos públicos e pessoais, entrevistas e demais levantamentos – mas se valeu, sobretudo, da indagação da obra por meio de sua reconstrução em desenho e modelo. 

Aqui os modelos são empregados como ferramenta de investigação projetual uma vez que os procedimentos necessários à sua edificação exigem um conhecimento do projeto que acaba por obrigar a verificação de seus pontos cegos ou obscuros sob pena de não se conseguir executá-los. No caso daquelas já demolidas, tal processo de elaboração dos desenhos e estudo para a montagem e definição dos parâmetros construtivos da maquete, permitiu deduzir logicamente a composição e organização espacial das residências tal como certamente foram edificadas.

Ao fim e ao cabo, submetendo ao escrutínio mútuo os dois processos de projeto envolvidos na operação investigativa – o do modelo e o do arquiteto – a pesquisa acaba por descobrir as obras em sua originalidade e realidade fática e pode reapresentá-las dando-as a conhecer. Com esta garantia, os trabalhos teórico-críticos sobre elas e seus autores poderão se desenvolver sobre bases mais seguras, tendo a apoiar seus constructos não uma obra imaginada, mas uma que se aproxima mais fielmente das exigências e contingências do projeto, do arquiteto e de seu tempo.

Apesar da confiança no trabalho empreendido é preciso alertar que entendemos este processo de reconstrução e seu resultado como o de uma tradução que, como todas, comporta interpretações que são ainda mais problemáticas no caso dos exemplares que não mais existem. Entretanto, e a seu favor, acreditamos que é preciso compreender que tal operação investigativa procede a uma rearquitetura no sentido que faz refulgir obras que escondiam-se em informações truncadas e mal estruturadas recuperando-as. Requalifica-as, portanto, esgrimindo contra a amnésia, preservando sua memória para as gerações futuras e permitindo um seu uso consistente e adequado nos variados lócus disciplinares. 

Beatriz Santos de Oliveira

Créditos:
Coordenação: Prof. Dra. Beatriz Santos de Oliveira | Arq. Luana Garcia Costa
Equipe de montagem:
Beatriz Santos de Oliveira | Luana Garcia Costa | Julia Frederico Nodari | Therezinha de Fátima de Oliveira | Adalberto Pereira da Silva.
Restauro e higienização: Beatriz Santos de Oliveira | Luana Garcia Costa | Julia Frederico Nodari | Therezinha de Fátima de Oliveira.
Design gráfico: Maurício Nacif

Casa Adolpho Bloch:
Modelo 1/50: Luana Garcia Costa, Gabriela Marendaz Coelho Soares | Juliana Gomes Corsi | Gabriela Pereira de Paula
Modelo 1/750: Gabriela Marendaz Coelho Soares |Rafael da Silva Vial

Casa Affonso Eduardo Reidy e Carmen Portinho
Modelo 1/50: Marcia da Silva Campos | Aline Machado Vieira | Fabiano Diniz Rocha
Modelo 1/750: Marcia da Silva Campos |Fabiano Diniz Rocha

Casa Antonio Ceppas:
Modelo 1/50: Camila Pagoto Maia | Rômulo Augusto Pinto Guina
[colaboração: Bruno Michel Cruz de Deus | Othon J.de Castro Silva]
Modelo 1/750: Camila Pagoto Maia | Bruno Michel Cruz de Deus

Casa Aristides Saldanha e Regina Werneck:
Modelo 1/50: Bárbara Guimarães Ribeiro | Anderson Damasceno Rodrigues | Luana Garcia Costa | Fernando Cunha
Modelo 1/750: Joana Lang | Luciene Castilho Cabral
[colaboração: Gabriela D. de Vasconcellos| Joana Lang | Luciene C. Cabral]

Casa Carmen Portinho:
Modelo 1/50: Flavio Rodrigues Teixeira | Lílian Freitas Vieira | Daniela Ortiz dos Santos.
Modelo 1/750: Flavio Rodrigues Teixeira | Lílian Freitas Vieira

Casa Lota Macedo Soares:
Modelo 1/50: Rômulo Augusto Pinto Guina | Camilla Marques de Lima.
Modelo 1/750: Romulo Augusto Pinto Guina

Casa Oscar Niemeyer:
Modelo 1/50: Olívia Neves Marra | Henrique da Silva Alves | Felipe Naltchadjian,
Modelo 1/750: Romulo Augusto Pinto Guina

Casa William Nordschild:
Modelo 1/50: Kelin Tiemi Cobayashi | Lilian Freitas Vieira.
[colaboração: Gabriela Marendaz | Rafael Vial]
Modelo 1/750: Mariana Sá F. Rangel | Tatiana Barreto | Rafael da Silva Vial | Vivian Stelito Sabino

Casa Robert Schuster:
Modelo 1/50: Lucas Toledo L. Azevedo | Paloma Oliveira Valente
Modelo 1/750: Lucas Toledo L. Azevedo | Paloma Oliveira Valente

Casa Severiano Mario Porto
Modelo 1/50: Mariana Guerra Sundaus | Natália Maldonado Alves Teixeira | Vitor Correia Nunes |Aline Machado Vieira | Luana Garcia Costa
Modelo 1/750: Nathan Gabriel Pires da Silva

Casa Valeria Cirell e Renato Cirell Czerna
Modelo 1/50: Romulo Augusto Pinto Guina | Aline Machado Vieira | Lorena Ohana Bernardo da Silva | Luana Garcia Costa | Julia Frederico Nodari
Modelo 1/750: Romulo Augusto Pinto Guina | Julia Frederico Nodari | Luana Garcia Costa

Casa Vilanova Artigas 1 e 2
Modelo 1/50: Luana Garcia Costa | Renato de Freitas Lage
Modelo 1/750: Nathan Gabriel Pires da Silva

Casa Vital Brazil:
Modelo 1/50: Carina Pires Batista | Marcela Busmayer
[colaboração: Fabiano Diniz Rocha | Márcia da Silva Campos | Rafaela Raffaeli | Thiago Lamenha B. Franco]
Modelo 1/750: Carina Pires Batista | Marcela Busmayer

Website Design: Mauício Nacif / www.birdmanaerofoto.com.br

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / PROARQ - Programa de pós-graduação em Arquitetura

Agradecimentos:

Claudia Saldanha | Elisa Ceppas Vianna | Edson Gil Costa | Fernando Rocha Souza | Francisco Bolonha | Gabriele Nordschild | Gilda Porto | Ítalo Campofiorito | Isaac E. Hazan | Lael Vital Brazil | Liana Vital Brazil | Luiz Henrique Freire Duarte | Luzia S. Gonçalves de Alencar | Mario Emilio Ribeiro | Marta Souza Lima | Pedro Jack Kapeller | Regina Yolanda Werneck | Marcio Roberto | Robert Schuster | Maria Carmen Portinho | Milber Guedes | Pedro Alberto Guimarães | Renate Nordschild | Sandra L Moreira dos Santos | Severiano Mario Porto | Sylvia Ribeiro Coutinho | Zuleika Borges Torrealba | Núcleo de Pesquisa e Documentação FAU-UFRJ

À Miriam Keiko Ito Rovo de Souza Lima pela contribuição na pesquisa sobre as casas de Severiano Mário Porto.
À Marcia Poppe pela contribuição na pesquisa sobre Francisco Bolonha e a casa Adolpho Bloch.

Ao LAMO, Laboratório de Modelos 3d e Fabricação Digital da FAU-UFRJ, na pessoa de seu coordenador Prof. Dr. Andres Martin Pássaro.